Recuperação de áreas de importância ambiental é pauta da reunião de interlocutores do Pró-Sinos

 Encontro foi realizado na cidade de Canoas e contou com a presença de representantes de nove municípios

A recuperação de áreas com relevante importância ambiental foi um dos principais temas discutidos na reunião dos interlocutores ambientais do Pró-Sinos neste mês. O consórcio reuniu o grupo de profissionais ligados à área ambiental dos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos na cidade de Canoas. O compartilhamento de experiências e boas práticas, a discussão de temas relacionados ao saneamento e ao meio ambiente, além do planejamento de ações de educação ambiental são objetivos dos encontros.

O secretário do Meio Ambiente de Canoas, Paulo Ritter destacou a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade. Uma delas é o programa que selecionou dez áreas de domínio público – nascentes, olhos d’água, cursos d’água naturais, lagos, banhados, áreas úmidas e açudes, com distintos estados de conservação. As áreas estão sendo isoladas, recebendo plantio de mudas nativas, remoção de resíduos e entulhos e desassoreamento de corpo hídrico, de acordo com a realidade de cada uma. E há resultados concretos e positivos do trabalho.

 O encontro ainda abriu espaço para a discussão sobre corredores ecológicos. “Destacamos ainda a relevância da educação ambiental não formal. As informações precisam chegar às comunidades, principalmente quando pretendemos fazer algum tipo de intervenção, como é o caso da restauração de áreas de relevância ambiental”, observa a coordenadora da Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz.

A atividade encerrou com a visita à Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) de Canoas, a maior da América Latina. No local, recolhem, separam e beneficiam diversos tipos de resíduos descartados na cidade. Participaram do encontro representantes dos municípios de Riozinho, Taquara, Igrejinha, Canoas, Santo Antônio da Patrulha, Sapiranga, Portão, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo.

 





Endereço

Atendimento