Pró-Sinos realiza e apoia atividades na 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água

O objetivo da programação é engajar a população das cidades gaúchas na campanha que tem como tema “Cuide da Água. Preserve a Vida”

    

Mobilizar a sociedade em torno do cuidado com a água. Esse é o objetivo da 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água, realizadas pela Associação Brasileira de Eng Sanitária e Ambiental (ABES-RS). De 1º a 9 de outubro, o Pró-Sinos é parceiro dos municípios consorciados numa programação que pretende propor a reflexão sobre a preservação da vida, seguindo o tema da campanha desta edição: “Cuide da Água. Preserve a Vida”.

Na avaliação da coordenadora da Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz, a preservação dos recursos hídricos é uma responsabilidade de todos, do Estado ao cidadão. “Teremos uma semana com palestras, debates, capacitações e outras ações concretas de sensibilização da população sobre a importância do cuidado com a água. Preservando a água, estamos garantindo a qualidade de vida das pessoas. E esse é um compromisso permanente do Consórcio Pró-Sinos”, destaca Daniela.

Na abertura da semana, nesta sexta-feira (1), o Pró-Sinos publicará em suas redes sociais um vídeo institucional sobre o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água. A plataforma está no ar há um ano, e o consórcio deve apresentar objetivos e parâmetros analisados, impactos no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Já no dia 4 de outubro, o Pró-Sinos promove, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Esteio, uma blitz nas escolas municipais com a presença do mascote do Pró-Sinos, Saneco. A programação inclui ainda apresentação de um vídeo sobre a importância da água, dicas de economia e distribuição de material informativo.

Ampla programação nos municípios

Na cidade de Taquara, a secretaria de educação do município promoverá, com o apoio do consórcio, uma capacitação para professores e servidores no dia 5 de outubro. A atividade presencial contará com dinâmica, painel itinerante, sugestões de atividades relacionadas com a temática do saneamento básico e distribuição de material informativo. Já em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura promoverá, no dia 6 de outubro, uma oficina com a produção de sabão ecológico e proposta de atividades relacionadas para ser trabalhada no espaço escolar e com as famílias. Está prevista também a pintura de bueiros.  A atividade conta com o apoio do Pró-Sinos e será destinada aos professores.

Em Parobé, no dia 7 de outubro, a prefeitura realizará um painel sobre saneamento básico. Será na Praça 1º de Maio, das 9h30 às 10h30. O evento será aberto à população e conta com o apoio do consórcio. No dia 8 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo realizará a reunião do Coletivo Educador de NH no formato remoto, com capacitação de professores da rede municipal. A programação incluirá ainda a disponibilização de cartilha com sugestões de atividades sobre saneamento básico.

No dia 9 de outubro, no encerramento da semana, haverá visita guiada ao Centro de Educação Ambiental de Igrejinha, com trilha, coleta de bioindicadores e distribuição de materiais é a programação oferecida pelo Centro de Educação Ambiental CEAAK – Igrejinha, com o apoio do Pró-Sinos e Grupo de Escoteiros Igrejinha. A atividade se destina a um grupo convidado.

 

Mais informações sobre a 28ª Semana Interamericana e a 21ª Semana Estadual da Água, clique aqui.





Endereço

Atendimento