Alternativas em gestão de resíduos é tema de webinário anual do Pró-Sinos

Municípios, entidades e profissionais ligados à área vão compartilhar experiências bem-sucedidas em evento online gratuito e aberto ao público interessado no tema.

 

Estão abertas as inscrições para o Webinário Anual do Pró-Sinos, que será realizado pelo consórcio entre os dias 27 e 30 de julho. O evento é gratuito e voltado a interlocutores de educação ambiental das cidades consorciadas, gestores e técnicos municipais, professores, alunos de graduação e demais profissionais que atuem na área ambiental ou em áreas afins. Para fazer a inscrição, cliqueaqui

A capacitação será online e dividida em quatro temáticas ligadas à gestão de resíduos. No dia 27, as palestras tratarão sobre a importância dos municípios no gerenciamento de resíduos sólidos. Já no dia 28, o tema será processos de aproveitamento de resíduos domiciliares. No terceiro encontro (29), os resíduos extradomiciliares – processos de tratamento e novas alternativas estarão na pauta. No dia 30, as palestras estarão ligadas à logística reversa, com os avanços nos municípios da Bacia do Rio dos Sinos. 

Entre os palestrantes do primeiro dia do evento está a engenheira ambiental Anelise Huffner, apresentando a palestra As obrigações legais dos municípios em relação ao planejamento para a gestão dos resíduos sólidos. Envolvido em projetos de gerenciamento de resíduos sólidos, o CEO da Beehive Ambiental, Edison Martinez, será o palestrante a tratar do tema Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PMGRS. Já a palestra Descarte Irregular de Resíduos Sólidos e os Desafios da Educação Ambiental será apresentada pela presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar. O mediador será o promotor de Justiça Daniel Martini, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. 

No dia 28, o presidente do Instituto Safe Web, Luiz Carlos Zancanella Junior, e o professor associado da UFRGS, Gino Gehling, que atua nos cursos de graduação em Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica, vão tratar sobre ecobarreiras. O segundo painel será sobre compostagem e vermicompostagem, com o assistente técnico regional da EMATER, o engenheiro agrônomo Marcelo Biasussi. Logo após, será a vez do diretor de Meio Ambiente de Campo Bom, Jefferson Tim, apresentar a usina de reciclagem do município. A mediação será de Luiz Henrique Machado do Nascimento, membro da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

 

No terceiro dia do evento, o gerente-geral de Operações, Projetos e Comercial da SBR Reciclagem, Pedro Henrique Serapião, vai contar um pouco sobre os processos da empresa de Canoas. Na sequência, Claiton Jair Muller e Renata Farias apresentam o trabalho da RA Ambiental, de São Sebastião do Caí. O último painel do dia será Usina de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Pró-Sinos, apresentado pelo diretor-técnico do consórcio, Hener de Souza Nunes Junior.  A mediação será do sócio-fundador da Engebio, Dr. Mario Saffer. 

O webinário encerrará no dia 30 com a apresentação do cenário normativo da logística reversa dos resíduos sólidos. A palestrante será a Promotora de Justiça Annelise Monteiro Steigleder. Em seguida, o coordenador de Sustentabilidade, Gabriel Monti apresentará o painel Reciclus – Logística Reversa das Lâmpadas. A última palestra será sobre responsabilidade pós-consumo de pneumáticos, conduzida por Rafael Martins, diretor da Reciclanip. A mediação será do engenheiro ambiental e técnico sênior do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS – CODEMA, Tiago José Pereira Neto. 

“Os resíduos fazem parte dos quatro eixos do saneamento básico e, desta vez, procuramos compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão nos municípios. A troca de conhecimento oportuniza o avanço da implantação dessas práticas. Temos importantes parceiros como a Emater, a Sema, o Ministério Público, além de profissionais e empresas que atuam na área e vão oferecer conteúdos muito relevantes para quem tem interesse no tema”, avalia a coordenadora de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Daniela Tomaz. A programação completa do evento está nosite do Pró-Sinos. 


 

 





Endereço

Atendimento