Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil do Pró-Sinos realiza britagem de materiais de obras

Por dia, podem ser britados até 800 metros cúbicos de material. Municípios consorciados podem solicitar o serviço com a área técnica.

 

 

Mantida pelo Pró-Sinos, a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil oferece um importante serviço aos municípios consorciados: a britagem de resíduos de obra. Com a utilização de um britador móvel, o material é processado e transformado em bica corrida – excelente para utilização no leito de estradas não pavimentadas.

Recentemente, o município de Ivoti utilizou o serviço de britagem da Usina. Foram processados 1.450 metros cúbicos de resíduos no local. De acordo com o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior, a cada dia o equipamento tem a capacidade de britar cerca de 800 metros cúbicos de material. “A prefeitura só necessita ter um bom volume de material classificado que possa ser britado, como pedras, restos de demolição de paredes e estruturas de concreto”, esclarece.

Também pode haver algum solo misturado, mas em menor quantidade que os materiais que serão britados. “Grandes blocos de concreto armado também podem ser britados, mas devem ser reduzidos para volumes em que as menores dimensões sejam de até 30cm x 50cm, para que possam passar no equipamento”, explica Hener.

De acordo com o diretor-técnico, os ferros da armadura, que geralmente fazem parte desses resíduos, não são problema. O próprio equipamento os libera do concreto e separa do meio do material britado com a ajuda de um separador magnético. “Além do material, a prefeitura também deve disponibilizar uma carregadeira para alimentar o britador. E um trabalhador para retirar, das pilhas depositadas, aqueles materiais que não podem ser britados, como madeiras, plásticos ou forrações”.

Hener destaca que a realização desse tipo de serviço atende ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “A população deve ser informada de que não é permitido descartar esse tipo de material em qualquer ambiente, pois favorece o surgimento de lixões irregulares. O Pró-Sinos oferece a britagem para assegurar que esse tipo de resíduo tenha uma utilização mais nobre e dentro do que determina a legislação”, finaliza.

O serviço pode ser solicitado diretamente ao Consórcio Pró-Sinos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (51) 3592-8007.

 





Endereço

Atendimento