Seminário Anual - Saneamento Básico

 Saneamento Básico – Panorama atual e perspectivas para a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

   

  O seminário tem como propósito fomentar reflexões e discussões sobre a temática do saneamento básico, apresentando um panorama da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e abordando conceitos, causas e soluções dos principais problemas de saneamento.

Dia: 27 de junho (quinta-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: - Auditório do Prédio Azul - FEEVALE, Novo Hamburgo
Aberto ao Público                                    

CERTIFICADOS

CRONOGRAMA:
08h – 09h: Credenciamento e Coffee Break
09h: Abertura                                                                                                                                       MAIS FOTOS

09h15: Painel I – Abastecimento de Água: Água segura, vida saudável (Mediadora: Danielle Paula Martins - Professora da Feevale Novo Hamburgo e Doutoranda em Qualidade Ambiental)

* Captação e tratamento da água na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. (Video) Palestrante: Neuri Rempel - Agente de tratamento de água e esgoto da CORSAN Campo Bom

* Higienização de reservatórios de Água. Palestrante: Julyana Matos - Coordenadora do Departamento de Vigilância Ambiental de Novo Hamburgo

* Espaço para participação do público


10h30: Painel II – Esgotamento sanitário: Para onde vai nosso esgoto? (Mediadora: Danielle Paula Martins - Professora da Feevale Novo Hamburgo e Doutoranda em Qualidade Ambiental)

* Fossas sépticas, filtro e sumidouro. Palestrante: Nadine Schorr - Engenheira Química da CORSAN

* Ligação na rede de Tratamento de Esgoto Cloacal. Palestrante: Rildo Peres - Assistente Especial na Diretoria de Operações da CORSAN

* Espaço para participação do público

12h – 13h: Intervalo de almoço


13h: Painel III - Drenagem e Manejo de Águas Pluviais: Conceitos e panorama atual (Mediadora: Larissa Schemes - Professora adjunta da Feevale Novo Hamburgo)

* Drenagem urbana na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Palestrantes: Leomar Teichmann - Diretor Geral Adjunto do DEMAE Porto Alegre; e Ricardo Dal Farra - Mestre em Engenharia Agrícola e Professor da Ulbra Canoas.
 
* Espaço para participação do público


14h15: Painel IV – Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos: Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Resíduos da Construção Civil
(Mediadora: Larissa Schemes - Professora adjunta da Feevale Novo Hamburgo)

* Resíduos Sólidos Urbanos - Case: Unidade de Triagem. Palestrante: Maria do Caravagio - Consultora em Gestão de Resíduos e Responsabilidade Socioambiental

* Importância das Cooperativas na Gestão de Resíduos. Palestrante: Roque Spies - Representante do Fórum dos Recicladores do Vale do Sinos

* Resíduos de medicamentos e Responsabilidade Socioambiental. Palestrante: Maria do Caravagio - Consultora em Gestão de Resíduos e Responsabilidade Socioambiental

* Espaço para participação do público


16h: Encerramento

 

 

Palestrantes:

Neuri Rempel: Formado em Química pela UFRGS, especialização em Educação Ambiental pela UFSM e mestrado em engenharia Civil (área de concentração: gerenciamento de resíduos) pela UNISINOS. Trabalha há 6 anos na CORSAN, unidade de Campo Bom, como Agente de tratamento de água e esgoto.

Julyana Matos: Graduada em Médica Veterinária (UFSM), especialista em Gestão da Segurança de Alimentos (SENAC) e Gestão em Saúde (UFRGS). Tem mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS) na área de concentração: Água do Sistema de Abastecimento de Água, Efluentes Hospitalares e Genes de Resistência a Antimicrobianos. É, atualmente, Coordenadora do Departamento de Vigilância Ambiental de Novo Hamburgo.

Danielle Paula Martins: Professora da Universidade Feevale, Doutoranda em Qualidade ambiental, Mestre em Geografia, Tecnóloga em Meio Ambiente. Componente do NEEA/UFRGS - núcleo de estudos em educação ambiental. Atua nas áreas de gestão ambiental, avaliação de impacto ambiental, educação ambiental, gestão de riscos e vulnerabilidades, e educação ambiental. Atua em projetos de extensão e pesquisa na área ambiental.

Nadine Schorr: Engenheira química e pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho. Na CORSAN, trabalha há 5 anos com esgotamento sanitário, tendo atuado no Departamento de Controle de Esgoto e atualmente trabalha na Diretoria de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade.

Rildo Peres: Formado em Química Industrial (UFRGS), Licenciatura em Química (UFRGS) e Tecnólogo em Gestão Ambiental (UNIASSELVI), Especialista em Educação Ambiental (UFSM), Mestre em Educação em Ciências (UFRGS) e Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS), trabalha em tratamento de água e esgoto há 25 anos em Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Atualmente trabalho na Diretoria de Operações como Assistente Especial, auxiliando na implementação e manutenção da norma ISO9001:2015 em 65 processos na CORSAN.

Ricardo Dal Farra: Mestre em Engenharia Agrícola, com atuação de 27 anos em estudos de planejamento e projetos em recursos hídricos e saneamento ambiental. Professor das disciplinas de Hidrologia e Drenagem Urbana na Ulbra Canoas.

Leomar Teichmann: Engenheiro Civil, graduado pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Foi Secretário de Obras e Serviços Urbanos de Esteio, de janeiro de 2017 a abril de 2019, onde elaborou projetos e iniciou o maior conjunto de obras de drenagem do município. É, atualmente, Diretor Geral Adjunto do DMAE – Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Porto Alegre, autarquia municipal responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto cloacal e pela drenagem pluvial (macro e micro drenagem). Possui larga experiência em projetos e obras de drenagem e infraestrutura, através de atuação profissional em grandes construtoras e empresas, além de ser sócio administrador da empresa E-Proj – Consultoria e Soluções em Projetos Ltda.

Larissa Schemes Heinzelmann: Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular (2002) e doutorado em Ciências (2008) pela mesma Universidade (UFRGS, Porto Alegre, RS). Desenvolveu Pós-doutorado no Laboratório de Microbiologia Molecular pelo Programa de Pós Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS (2011). Professora Adjunta 1A na Universidade Feevale desde 2012 atua em pesquisa na área da Virologia Ambiental e na Extensão Universitária com Educação Ambiental para Desastres Naturais. O projeto de extensão “Atuação em Desastres Naturais” desenvolve atividades em escolas públicas da rede Municipal e Estadual do Município de Novo Hamburgo localizadas em áreas de risco sócio ambiental, desde 2016.

Maria do Caravagio Nunes: Bacharelada e Licenciada em Geografia, e Pós Graduada Lato Sensu na área Ambiental: Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente e Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Ambos os cursos têm como foco a Gestão Ambiental e foram concluídos na área de Resíduos Sólidos. Consultora e Palestrante sobre Gestão de Resíduos e Responsabilidade Socioambiental e a relação entre Meio Ambiente, Corporações e Poder Público.

Roque Spies: Iniciou o trabalho na reciclagem em 1990 em Novo Hamburgo. Em 1994 foi fundador da cooperativa de Dois Irmãos. Participou da criação do Fórum dos Recicladores do Vale dos Sinos e é participante ativo até hoje. Desde 2008 trabalha na capacitação/formação de cooperativas em diversos projetos no Estado. Atualmente dedica mais tempo na produção de alimentos saudáveis e presta alguns serviços ambientais de hortas e jardinagem.




Compartilhar

Endereço

Atendimento