Mais de 170 professores participam de curso de formação na área do saneamento básico do Pró-Sinos e da Feevale

 

Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos estarão na pauta dos encontros, envolvendo docentes que atuam em 18 municípios da Bacia do Rio dos Sinos

 

O Curso de Formação de Professores na área de Saneamento Básico, promovido pelo Pró-Sinos e pela Feevale, por meio do Programa de Extensão Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, teve mais de 170 professores inscritos de 18 municípios da Bacia do Rio dos Sinos. A aula inaugural foi nessa quarta-feira (19), por meio da plataforma Blackboard, da Feevale. O curso online e gratuito conta com a parceria da Corsan, por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Fizeram parte da abertura do encontro o presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, a diretora-geral do Consórcio, Jéssica Madril, o docente do curso de Ciências Biológicas, professor extensionista da Feevale e coordenador do Programa de Extensão Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, Rage Weidner Maluf, a docente do curso de Ciências Biológicas e professora extensionista da Feevale Natalia Soares, a diretora de Meio Ambiente da Corsan, Liliani Cafruni, e Nadine Vergara Schorr, assistente da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan. A mediação foi feita pela coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Aline Paez.

 

No total, serão 40 horas de formação. Até novembro, os quatro eixos do saneamento básico serão trabalhados no curso: abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem urbana e manejo de águas pluviais; e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. Serão oferecidas videoaulas e materiais informativos, além de sugestões de atividades para os professores desenvolverem em sala de aula ou na modalidade a distância. Em dias programados, haverão lives para a discussão dos temas.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente virtual e saber mais sobre o sistema de avaliação dos módulos e produções docentes. Nadine Vergara Schorr apresentou o portal H2OJE e comentou sobre as atividades pedagógicas propostas aos docentes. Por fim, os professores tiraram dúvidas a respeito do curso. Os materiais relacionados ao primeiro tema Abastecimento de Água estarão disponíveis na plataforma a partir do dia 24 de agosto.

 

O curso é resultado da integração entre o Programa Saneamento na Escola lançado neste ano pelo pelo Pró-Sinos e que prevê a implantação de ações educativas e práticas de saneamento no espaço escolar, entre elas a formação de professores , e o Programa Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Vale do Sinos, da Feevale, que existe desde 2016.

 

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Arial","sans-serif";}





Endereço

Atendimento