Chuva Alivia Situação do Rio dos Sinos, Mas Alerta Permanece

Consórcio Pró-Sinos continua monitorando a situação e destaca importância de manter o consumo consciente de água

A chuva dos últimos dias amenizou a condição do Rio dos Sinos, que vinha sofrendo os efeitos de um longo período de estiagem, mas não foi suficiente para mudar a situação de alerta. O Pró-Sinos segue acompanhando o nível do rio e fazendo a interlocução com os municípios e concessionárias. Como há previsão de pouca precipitação para os próximos meses, o consórcio reforça a importância de a população manter o consumo consciente de água.

Em Campo Bom, o nível do rio teve um elevação de 56cm em relação a segunda-feira, antes da chuva, chegando a 1,40m.

O site do Semae informa que entre segunda feira (11/05) e quinta feira (14/05) o nível do rio passou de 1,40m para 1,70m. “De maneira geral, o rio teve um aumento relativamente pequeno na altura do nível da água, em torno de 30cm”, avalia o diretor-técnico do Pró-Sinos, Hener de Souza Nunes Júnior.

De acordo com a diretora-geral do Pró-Sinos, Jéssica Madril, deve-se observar a quantidade de chuva após um longo período de seca. A água poderá transportar detritos retidos nas ruas e tubulações de esgoto durante a estiagem. E isso, no primeiro momento, tende a piorar a qualidade da água do rio. “A carga de resíduos vinda com as primeiras águas recolhidas na cidade é muito grande. É um efeito qualitativo, que pode ser medido”, destaca.

O nível do rio ainda poderá vir a aumentar em razão das características da chuva desta semana – leve e constante – que infiltra no solo e escorre lentamente até o rio. Mesmo assim, não se pode considerar superado o problema da escassez. A água é um insumo essencial, especialmente durante a pandemia do novo Coronavírus. Com as famílias concentradas em casa, é fundamental que evitem excessos com lavar calçadas e carros, deixar a torneira aberta ao lavar a louça e ao escovar os dentes, tomar banhos demorados e ignorar vazamentos.

 

(foto: Jéferson Timm)





Endereço

Atendimento